23 de junho de 2015

Os 4 Maiores Mitos do Sono desmistificados!

"Ele é um bebê bonzinho?"

Texto original de Belly Belly
Em tradução livre pela Sampa Sling

Esta deve ser a pergunta mais frequentemente feita aos pais de bebês novinhos....
A crença popular de que "bebês bonzinhos'' dormem bem e ''bebês difíceis'' não dormem bem está firmemente arraigada na cultura ocidental. Tão grande é a pressão para provar que nós e nossos bebês estamos fazendo a coisa certa, que um terço dos pais admite ter mentido sobre os hábitos de sono dos seus bebês. Então - vamos cair na real sobre bebês e sono. O que é normal, afinal? Aqui estão quatro mitos do sono do bebê que foram respondidas com verdades, na esperança de que eles vão lhe trazer mais paz de espírito:


Robert Schiffe, New Baby


Mito do Sono #1: Na minha época ... (Insira um conselho desatualizado aqui)

Em 1957, uma pesquisa sugeriu que 70% dos bebês começou a dormir durante a noite aos três meses de idade. Você provavelmente já ouviu isso por muitas gerações passadas de mães, vovós, profissionais de saúde e outras pessoas que passaram essa informação como fato por quase 60 anos. Mas aqui está o que deixaram de fora sobre o mito do sono do bebê:
  • Dormir durante a noite foi definida como ''não perturbar os pais da meia noite ás 5 da manhã". 
  • Embora 30% dos bebês não estivessem 'dormindo bem' aos 3 meses, a informação foi mal interpretada ao sugerir que todos os bebês eram capazes disso e, portanto, deveriam estar fazendo isso. 
  • Embora os bebês foram relatados como estarem 'dormindo bem aos 3 meses', metade deles voltaram a acordar novamente 
  • Na época do estudo, a maioria dos bebês foram alimentados com fórmula, suplementado com cereal de arroz e outros sólidos muito mais cedo e dormiam em um quarto separado dos pais. Nós sabemos agora que estas coisas aumentam o risco de morte súbita.

Mary Cassat, Mãe Amamentando

Mito do Sono #2: Seu bebê precisa aprender a dormir sozinho

Dr James McKenna chama de "bebês idade da pedra em um mundo era espacial". Apesar do grande avanço da ciência e da tecnologia na história moderna, nossos corpos - e os dos nossos bebês - permanecem inalterados.

Os bebês são projetados para se sentirem seguros próximos a sua mãe, dia e noite, perto de seu corpo. Predadores, meio ambiente e outros fatores tornam o mundo um lugar inseguro para uma criança desprotegida. Hoje, tanto quanto no passado, bebês em todo o mundo se sentem mais seguros para dormir ao lado de sua mãe. Compartilhar uma superfície de sono (de cama compartilhada) ou dentro de do alcance dos braços (co-sleeping) ainda são as formas naturais para mães e bebês passarem a noite.

Aqueles que dizem que a cama compartilhada (ou o co-sleeping) é perigosa, precisam perceber que não importa onde um bebê dorme, há práticas inseguras a evitar. Existem também orientações de segurança para evitar acidentes e danos.

Quando olhamos para a amamentação como uma forma natural para os bebês se alimentarem, podemos também olhar para os seus padrões de sono como a maneira normal de dormir. Pesquisas mostram claramente uma ligação entre a cama compartilhada e a amamentação bem sucedida. No Reino Unido, 70-80% das mães que amamentam também compartilham a cama com o bebê.

Professor James J. McKenna descobriu que bebês com idade entre 11-15 semanas que dormem dentro alcance de sua mãe, são amamentados duas vezes mais que os bebês em seu próprio berço. Ao invés de ver isso como um lado negativo de amamentação ou co-sleeping, podemos ver que um compartilhamento de cama com segurança, pode ajudar as mães a atender seus objetivos de amamentação e permitir que os bebês estabeleçam e mantenham a produção de leite.


Maurice Denis, Bernadete e sua Mãe


Mito do Sono # 3: Seu bebê já deveria estar dormindo a noite toda! Acordar durante a noite continua durante todo o primeiro ano - e além.

Uma nova pesquisa do Reino Unido mostra claramente que 78% dos bebês entre 6 - 12 meses ainda regularmente acorda pelo menos uma vez no meio da noite, sendo que 61% necessitam de pelo menos uma mamada durante a noite. Dra. Amy Brown, diretora de programa para o mestrado ''Child Public Health'' que liderou o estudo, disse: "Os resultados são muito interessantes pois eles ... desafiam a idéia de que os bebês devem dormir durante a noite, logo em algumas semanas."  Você não está fazendo nada de errado se seu bebê continua a acordar à noite para se alimentar no segundo ano - na verdade, seu bebê é normal.



Christian Krogg, Mãe dormindo


Mito do Sono # 4: Alimentos sólidos e / ou fórmula vão corrigir problemas de sono do seu bebê

O estudo também derrubou o mito de que sólidos na alimentação ou complementação com fórmula ajudam o bebê a dormir à noite. Na verdade, os pesquisadores descobriram que os bebês alimentados com sólidos e leite durante o dia ainda tinham a mesma probabilidade de acordar à noite, mas menor probabilidade de serem alimentados.

Alimentar o bebê em excesso durante o dia, em um esforço para fazê-lo acordar menos à noite não funciona. Há muitas razões pelas quais bebês acordam à noite, a fome é apenas um. Incentivar os bebês a comer mais do que eles precisam só pode torná-los desconfortavelmente cheios e pode aumentar a obesidade na vida adulta.


Ao invés de manter o mito de que acordar durante a noite é um problema a curto prazo para ser resolvido o mais rapidamente possível, precisamos apoiar e preparar melhor os pais para entenderem que os bebês e as crianças pequenas precisam dos pais durante o dia E durante a noite. Ao criar uma cultura onde os pais escondem a verdade por medo de julgamento, nós perpetuamos esse mito e limitamos o apoio prático disponível para ajudá-los a lidar com isso.