27 de junho de 2016

A abordagem Colo Com Amor

A abordagem Colo Com Amor é uma construção coletiva da Rosângela Alves em parceria com várias mães e pais interessados na promoção da cultura de colo. Temos nos encontrado virtualmente em um grupo de discussão, que reune profissionais da saúde, empreendedoras do carregamento com pano, usuários e entusiastas da prática.

Para conhecer todo mundo, peça para entrar no grupo: Colo Com Amor no Facebook

A abordagem Colo Com Amor tem por característica primordial a disseminação dos saberes sobre bebês de colo e troca de experiências, com enfoque para a produção (intelectual e prática) BRASILEIRA. O que significa que é uma abordagem nacional, para reunião e registro da cultura de colo no Brasil atual.

Depois de um tempo de muita conversa e reflexão, troca de experiências e estudo de evidências, elaboramos algumas diretrizes da abordagem - para clarear o que nos motiva e nos diferencia, frente a tantas outras formas de se enxergar o carregamento no pano.

Hoje você conhece nossas diretrizes, leiam! Vocês vão gostar!




DIRETRIZES COLO COM AMOR


Entendimento integral das coisas

A aborgadem Colo Com Amor é de embasamento holístico. E por holístico, temos o entendimento integral das coisas. O olhar para o todo que envolve uma mãe, seu bebê e a saúde de ambos, no encontro de várias áreas de conhecimento. Observamos o colo como uma prática, aprendizado e manifestação cultural apoiada em uma série de sabedorias. Desde a bagagem ancestral, a quem honramos e respeitamos, passando por aspectos do desenvolvimento motor, psicosocial e emocional dos bebês e necessidades reais das mães (ou outros adultos carregadores).


Princípio Humanizante

O contorno da abordagem Colo com Amor, é o princípio básico da humanização. Em oposição à outras abordagens em desenvolvimento no mundo da cultura de colo, o colo é a finalidade, e os panos são o meio. E entre essas duas coisas existe um universo de vivências que entendemos ser o modelo humanizado. Parafraseando Antônio Cândido, entendemos que humanizar a prática significa "confirmar no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, o senso de beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor”. 


Escuta ativa 

Em sintonia com o princípio humanizante, entendemos que o uso dos carregadores se apoia em diversos saberes e é transferido entre pessoas interessadas tanto em manter viva a cultura do colo como em gozar de seus benefícios inestimáveis, porém pessoas em contextos. E contextos são múltiplos, tanto quanto as pessoas. Sendo a interação entre os indivíduos e o meio uma condição para a aprendizagem, não estabelecemos regras rígidas à priori no que diz respeito à posição do bebê, tipos de amarração, tipos de tecido ou afins. Na abordagem Colo Com Amor a escuta ativa das especificidades é mais importante do que ideais de perfeição. A vivência plena da maternidade e proteção afetuosa da primeiríssima infância são mais importantes do que as técnicas. Este princípio se estende tanto para o adulto carregador como para o bebê carregado, que vemos deliberadamente esquecido por abordagens não humanizadas de carregamento. 


Balizas de Segurança

Em constante articulação entre teoria e prática, aprendemos que há algumas balizas de segurança para o uso de carregadores, no que diz respeito à posição do bebê e qualidade dos tecidos e amarrações. As balizas de segurança não são regras, e sim observações óbvias para pragmaticamente evitar acidentes. De maneira nenhuma entendemos que as balizas de segurança podem ser usadas para oprimir, coagir ou interferir na simbiose entre bebê e adulto carregador. No entanto, cabe a observação dos seguintes aspectos (baseado no TICKS, conjunto de segurança para carregadores desenvolvido em 2010 no Reino Unido)




BRAQS

1) Bem Ajustado: Slings e carregadores devem ser apertados o suficiente para manter seu bebê perto de você da forma que seja mais confortável para ambos. Qualquer folga / tecido solto permitirá que seu bebê a deslize no tecido, o que pode dificultar a sua respiração e forçar as suas costas. Consideramos aqui os nós dos carregadores, bem como a qualidade das argolas e fivelas no que diz respeito ao peso suportado e condições de travamento. Essa baliza norteia a segurança mecânica do carregador e do bebê no carregador.

2) Rosto visível: você deve sempre ser capaz de ver o rosto do seu bebê, simplesmente olhando para baixo. O tecido de sling ou carregador não deve se fechar em torno do bebê. Em uma posição berço ou colo, o bebê deve estar voltado para cima não estar virado para o seu corpo. Assim como em posição de colo natural, ou quando colocado no berço, o rosto do bebê deve estar visível, e não coberto por panos ou cobertores. Essa baliza diz respeito tanto à segurança contra asfixia do bebê mas é um convite de atenção do adulto carregador, tal e qual é demandada para um bebê fora do carregador. Olhar o rostinho do bebê pode alertar para qualquer desconforto.

3) À distância de um beijo: a cabeça do bebê deve estar tão perto de seu queixo quanto for confortável. Inclinando a cabeça para frente você deve ser capaz de beijar seu bebê na cabeça ou na testa. Essa baliza diz respeito à altura do carregamento, para evitar exclusivamente que os solavancos do caminhar do adulto atuem como pêndulo em um bebê colocado muito baixo. Ainda assim é relevante notar que na abordagem Colo Com Amor, compreendemos que o corpo do adulto contempla também uma série de variáveis. Por exemplo, é comum que quando carregados por homens, os bebês e adultos estejam em uma posição mais confortável - e igualmente segura - um pouco mais abaixo da distância do beijo. Ou ainda, que algumas ocasiões peçam por um carregamento nas costas. 

4) Queixo afastado do peito: um bebê nunca deve ser curvado de forma que o seu queixo seja forçado sobre o peito, pois isso pode restringir sua respiração. Garantir que há sempre um espaço de pelo menos um dedo de largura sob o queixo do seu bebê. Essa baliza tem a finalidade de promover posição fisiológica natural da traquéia do bebê e não significa que este deva ser carregado apenas verticalmente. No entanto, aponta que, nos carregamentos semi-deitados e mais enrolados, a pressão do tecido não deva exercer força sobre a cabeça de modo a enrolá-la sobre o pescoço o suficiente para provocar sufocamento. 

5) Suporte nas costas: Em um carregamento vertical o bebê deve ser carregado de forma que ele fique confortavelmente perto da pessoa que o carrega, com as costas suportadas na posição natural e barriga contra o adulto. Se um sling é muito frouxo, o bebê pode deslizar no tecido, o que pode fechar parcialmente suas vias aéreas. (Isto pode ser testado colocando a mão nas costas do seu bebê e pressionando suavemente - ele não devem se enrolar ou se mover muito em sua direção). Um bebê em um carregador de posição berço/colo deve ser posicionado com cuidado com a sua parte inferior na parte mais profunda do tecido, de modo que o sling não o dobre ao meio pressionando seu queixo contra seu peito. 


Múltiplas Fontes de Saber: 

A abordagem Colo Com Amor, assim como qualquer prática humanizada, se apoia em múltiplas fontes de conhecimento, sendo principalmente:
- a bagagem ancestral da cultura de colo através dos tempos e por todo o mundo.
- a experiência das promotoras da cultura de colo no Brasil e no mundo: parteiras, doulas, médicas e médicos pediatras, consultoras, fabricantes, vendedoras e mães que vem compartilhando suas vivências de forma gratuita e generosa. 
- a inteligência técnica e científica de variados estudiosos sobre aspectos variados do desenvolvimento de bebês.
- os saberes de ordem intuitiva, instintiva e não mensuráveis das relações entre mães e bebês.

O Colo é maior que o pano
A história do carregamento de bebês através do tempo e pelo mundo é marcada pela versatilidade e pluralidade de formatos, tipos de tecido e posições do bebê. A matriz têxtil de cada região em combinação com fatores geográficos (clima) e aspectos socio-culturais (tipo de atividades exercidas pelos adultos carregadores) determina a predominância de um ou de outro modelo ou posição de colo. Nas tribos indígenas brasileiras por exemplo, há uma larga utilização de tipóias trançadas. Tipóias que vemos também em comunidades ancestrais africanas, mas que fazem bom uso do couro. Povos com tradição em plantio de algodão, cardagem e fiação, tem em sua cultura de colo tecidos retilíneos. Nas populações onde as mulheres-mães atuam em atividades manuais como colheita, ceifagem (entre outros) é comum que os bebês sejam carregados nas costas. Em localidades frias, o bebê é enrolado em mantas antes de ser colocado no carregador. Tudo isso para estabelecer que a abordagem Colo Com Amor considera os aspectos climáticos, sócio culturais, do desenvolvimento do bebê, do conforto do adulto carregador e da disponibilidade dos tecidos, em combinação com as nossas outras diretrizes já descritas. Na sociedade contemporânea, as propagadoras da cultura de colo dentro da abordagem Colo Com amor atuam na pesquisa, confecção, venda, educação, disseminação e vivência da prática de forma transdisciplinar, de modo que constroem a abordagem de forma autoral, flexível e baseada na práxis cotidiana para além dos textos científicos.


Tecnologia Social

A abordagem Colo Com Amor entende o uso do carregadores de pano e facilitadores de colo como uma tecnologia social. Acreditamos que carregar bebês é sabedoria feminina que deve ser compartilhada, estimulada e preservada, e se em algum momento o elo desta corrente se quebrou, cabe à nós reconectá-lo. Portanto promovemos a disseminação desse conhecimento de variadas maneiras. Em encontros coletivos, rodas maternas, entre consumidores e clientes, através das redes digitais, e, nos casos das pessoas que fabricam carregadores de pano, em suas lojas, eventos e oficinas. A abordagem Colo Com Amor privilegia a transmissão gratuita, horizontal e democrática desse conhecimento, não tendo as consultorias particulares e cursos de formação como foco de atuação. Colo Com Amor, é uma abordagem com menos apelo mercadológico e mais apelo social. 


Evidências Científicas, Estudiosos e Bibliografia da Abordagem Colo com Amor: 
A abordagem Colo Com Amor entende o material acadêmico como apoio para proteção da cultura de colo frente aos interesses de grandes iniciativas, que no último século vem lucrando com a tendência vigente de separar fisicamente os humanos de suas crias. Assim, a comunidade científica só vem confirmar o que já sabemos: colo faz bem. A abordagem colo com amor não usa o resultado de pesquisas como fonte de imposição de regras, e sim os observa criticamente em sincronia com todas as diretrizes que a norteia.

DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2007. GUTMAN, Laura. A maternidade e o encontro com a própria sombra. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.
______________. O poder do discurso materno. 1 ed. São Paulo: Ágora. 2013. 
______________. Mulheres visíveis, mães invisíveis.1 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2013. KARP, Harvey. O Bebê mais feliz do pedaço. São Paulo: Planeta, 2004. 
LIMA, Elvira Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Inter Alia, 2010.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdiciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1997. 
STRUYF, Godelieve Denys. O método das cadeias musculares e articulares: o método G.D.S. São Paulo: Summus Editorial, 1995. 
TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: Orientações sobre o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus Editorial, 2007. 
BÉZIERS, Marie Madaleine. O bebê e a Coordenação Motora: Summus Editorial.
WINNICOTT, D.W. Os bebês e suas mães. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
_______________. A criança e seu mundo. 6 ed. São Paulo: LTC, 2013.

22 de junho de 2016

Por que a Slingada é uma marca registrada? Rosângela Alves explica

Sling é um nome em inglês.
No nosso contexto, poderia ser traduzido como rede, ou tipóia.
Mas essencialmente é também um verbo, para pendurar, içar, carregar…


No exterior, a prática de carregar um bebê com o auxílio de um suporte, se chama Babywearing. Quer dizer, literalmente, Vestimento de Bebê. Aqui no Brasil, "Slingar" foi um dos neologismo adotados para traduzir essa ação, de carregar o bebê. Muito embora a alcunha "Babywearing" esteja sendo usada cada vez com mais força. 

Quando a Sampa Sling em 2005 começou a fabricar seus carregadores, a prática do Babywearing contemporâneo era muito incipiente. Se hoje, ainda somos olhadas como mulheres "alternativas" (para não dizer verdadeiras aberrações) carregando um bebê amarrado ao corpo, naquela época nem palavras existiam para definir o que estávamos fazendo.

Eis que muito antes de uma empresa de carregadores, em um tempo em que poucas pessoas conheciam a prática de carregar bebês com panos, já aconteciam eventos em torno desse tema. Uma mulher mais experiente, encontrava outras menos experientes, e passava seus conhecimentos. Em poucos encontros, a sabedoria se multiplicava. Era transmitida para alguém lá em casa, era colocado em um vídeo na internet, também ainda muito tímida, há quase 10 anos.

Para além de celebrar uma cartilha de regras de como carregar seu filho no colo, esses primeiros encontros eram de troca, empoderamento. De conhecimento e troca sobre colo, afeto, amamentação, e cura para as dores do parto. Eu, Rosângela, com o tempo, deixei de ser aprendiz. E os encontros ganharam um nome: vamos fazer uma SLINGADA?

Esta é a primeira Slingada, na casa da Analy

Era um evento informal, que acontecia no quintal da casa de alguém. Você pode ler mais sobre a história da primeira slingada aqui. E nesta interessante postagem original, da Analy Uriarte, a precursora da cultura de colo no Brasil urbano. Alguém trazia um bolo, os bebês brincavam. As puérperas saíam de casa e se apoiavam para seguir carregando seus bebês, como até há pouco faziam com tranquilidade nas barrigas.

Quando eu assumi a Sampa Sling, a Slingada já era uma característica atrelada da marca. E não havia ninguém fazendo nada parecido, afinal das pouquíssimas marcas que atuavam na confecção e venda de slings, apenas a Sampa Sling investia nos encontros presenciais.

E investir significava dedicar um fim de semana por mês, no mínimo, para estar ali. Presencialmente, atendendo quem quisesse saber. Dividindo o que eu havia aprendido. Dedicar um outro tanto de tempo para encontrar um lugar, para informar as pessoas. Investir significava muitas vezes ficar sem vender um único sling por muitos meses! Ou ter uma Slingada de quatro horas com apenas uma participante. Fazer slingada em protesto, na chuva, na sala de casa. Trabalhei muito!

Em 2011 junto com o Materna em Canto - na Marcha em defesa das Obstetrizes
Em 2012 no Espaço Nascente
No Sesc Interlagos
No parque da criança
Na livraria 
A Slingada se oficializou como evento permanente em vários espaços (veja a agenda de Slingadas

Em 2015 abri minha própria loja física, o Espaço Sampa Sling que é a casa oficial da Slingada, gratuita e permanente.
Com o advento da internet, com os avanços das pesquisas científicas acerca da criação com apego - que começaram a provar o que a gente já sabia, que colo é bom, amor não faz mal - os slings começaram a ganhar mais espaço no gosto e na prática das mães contemporâneas. E com isso, muita gente começou, assim como eu, a fazer da confecção e venda de slings e outros carregadores, uma atividade profissional.

Nesse crescente, outros encontros para consultoria e venda de slings começaram a ser organizados! Ótimo! Sempre entendemos nosso negócio como algo positivo para o coletivo, e quanto mais mulheres aprendessem e pudessem ter acesso a um carregador de pano, maior impacto para os bebês, melhor para o mundo! Para mim, para minha marca, para as pessoas que eu atendo e para o mundo, o carregador de pano é uma Tecnologia Social. Um jeito de melhorar a vida. Isso faz parte da minha abordagem de trabalho há quase dez anos. 

Em 2014 eu comecei a fazer Slingadas Solidárias no Amparo Maternal. Coleto doações de carregadores e vou até o amparo, me disponibilizando a compartilhar o que eu sei com mães que estão em situação de risco. Tenho aprendido mais com elas do que elas comigo, certamente. 

Mas, muitas vezes esses encontros que são organizados em diversas partes do país, não celebram os mesmos valores, construídos mês à mês, bebê à bebê, da Slingada Sampa Sling. É natural que com a crescente adesão ao carregamento com facilitadores de colo, várias visões e abordagens tenham surgido.

Então começamos a ver consultoras optando por fazer workshops pagos sobre slings: e chamavam de Slingadas.
Vendedoras que faziam uma venda especial em um determinado dia, sem prestar atendimento de consultoria: e chamavam de Slingada.
Pessoas organizavam eventos com entrada paga: e chamavam de Slingada.
Confecções de slings ofereciam cursos de formação para futuras consultoras: e chamavam de slingadas.
Venda casada de slings - o cliente comprava o carregador e tinha que pagar pela consultoria: e chamavam de slingada! 

:(

Assim, foi uma decisão da marca Sampa Sling reservar os direitos de uso de nosso trabalho, construído com base nos valores que celebramos, através do registro de Slingada. 

Slingada é o encontro sobre slings da Sampa Sling. 

E fazemos votos para que todos os empresários, micro empresários, pequenas e grandes iniciativas que trabalham com a difusão do carregador de pano possam se inspirar pela nossa história para criarem, organizarem e nomearem seus próprios eventos, cursos, palestras, encontros e workshops. 

Neste ano de 2016 eu enviei o primeiro lote de carregadores da Sampa Sling para Londres. Eles fazem agora parte do acervo do encontro de slings de lá, que se chama Sling Library - e trabalha com um esquema de empréstimo e aluguel de carregadores com educação voluntária para seu uso

A Slingada atua com base na abordagem criada pela Sampa Sling, em parceria com outras mulheres, mães e profissionais do colo: uma abordagem humanizada, cujas diretrizes estão sendo trabalhadas há anos, mas que recentemente ganhou um nome oficial. Colo Com Amor (à partir da palestra do III Simpósio de Assistência ao Parto, onde eu tive o prazer de apresentar, junto com Tatiana Tardioli, os preceitos da nossa abordagem de carregar, que leva consigo toda essa história). 

Vamos falar muito de Colo Com Amor por aqui!
Para finalizar, deixo registrado:

A Slingada é:


- Gratuita;
- Colaborativa;
- Oferece consultoria sem custo para qualquer pessoa interessada;
- Independente do produto (ou seja, as pessoas podem vir na Slingada e trazer qualquer marca de carregador que serão carinhosamente assessoradas, sem julgamentos, sem opressão);


A Slingada almeja:


- Estar em cada vez mais espaços;
- Difundir a abordagem de carregamneto Colo Com Amor;
- Alcançar cada vez mais pessoas;
- Respeitar sua história e valores originais.
- Honrar o caráter intuitivo e aspectos integrais do uso dos facilitadores de colo e das características individuais de cada bebê, mãe e família.

com carinho,

Rosângela Alves

A versatilidade do Mei Tai

O Mei Tai contemporâneo é inspirado nos carregadores orientais. Ele é um tipo de carregador estruturado, que forma um assento ergonômico e é recomendado para bebês que já sentam. Nesse vídeo você verá a praticidade e versatilidade do Mei Tai, que quase não carrega nenhum segredo para seu uso. Mas tem surpresa no final do vídeo, uma daquele tipo que toda mãe adora!

<3


6 de junho de 2016

O colo é maior que o pano - sobre slings e tokens

Este é um texto dedicado às profissionais dos facilitadores de colo. Ele registra uma parte do processo de reflexão e aprendizado da Sampa Sling, enquanto uma das marcas pioneiras na fabricação de Slings no Brasil e referência nacional para seu uso. 


Você já ouviu falar em tokenização?

Essa é uma palavra esquisita, mas que resume um fenômeno muito comum em alguns polos de discussão, especialmente que tratam de feminismo e racismo.

Seria algo assim: usar um grupo, ou a experiência de um grupo - normalmente um grupo explorado, oprimido ou que sofreu algum apagamento - para tirar vantagem própria, justificar sua conduta ou validar seu discurso opressor.

Como por exemplo, quando alguém é acusado de racismo e diz "eu não sou racista porque até tenho um amigo que é negro". 

No nosso mercado, não é incomum que usemos as experiências de maternidade de outras mulheres como token. Em especial quando tratamos de carregamento ancestral e suas infinitas modalidades. Este texto é para levantar essa reflexão e pensar em formas de evitar esse comportamento duvidoso. 

Vamos fazer uma pausa aqui para pontuar que toda produtora de Sling contemporâneo trabalha em um lugar de desdobramento da cultura ancestral do carregar. Mas que se trata de uma releitura do passado em moldes atuais.  Nenhuma de nós ou nossas clientes jamais vivenciará as experiências de maternidade das culturas ancestrais, inclusive da prática do carregamento no colo. À menos que esteja ainda imersa nessa cultura, recebendo conhecimento e influência ascendente-descendente. Veja esse vídeo, que ilustra como a prática do carregamento é transferida de avó para mãe, de mãe para filha. E como isso se difere de como hoje a mãe contemporânea tem aprendido e escolhido suas práticas.




Voltemos à tokenização na nossa comunidade de carregadores de pano. 

Vamos supor que você vende carregadores de pano de um determinado tecido. Sem dúvida, você acredita na qualidade do seu produto e investe muito em contar sobre isso. Isso é ótimo, não há críticas aqui. Mas, não raro, é parte do seu discurso que para valorizar seu próprio produto você precise comparar o produto de outro alguém, que vende carregadores de outro material. E nessa comparação você diminui o produto do seu concorrente.

Não por maldade, mas porque você acredita que sua opção é superior. Você faz questão de pontuar os prós do seu produto e os contras do produto da outra. Essa é uma escolha que você fez: ao vender o seu peixe, você escolheu essa linha de argumentação - da qualidade do produto, da superioridade do seu tecido. Abordagem tecnocrata.

Pois bem, a parte técnica do seu argumento de venda está em perfeitas condições. Mas os aspectos sutis do mercado que você representa perde um pouco quando você fica insistindo no tipo de tecido ideal para o carregamento. Que aspectos? Cultural por exemplo.

Bate aquela vontade de valorizar também as mulheres maravilhosas que mantiveram vivo o colo na humanidade. Porque sabemos, se dependesse das indústrias bebês estariam todos em berços, carrinhos e cadeirinhas. 

Então, para dar aquela sensação de que sua linha de discurso não é também assim, somente técnica e baseada nas características dos avanços industriais dos tecidos, (afinal você trata com mães e bebês, e parece ser necessário dar conta desses aspectos sutis também)  vira e mexe você posta nas suas redes sociais fotos assim. 

Ai que lindo! 


Adoroooo!


Carregador Maravilhoso!

Fotografias de Beatrice Fontanel no Livro: Bebés Du Monde


Percebeu? Usa a história, a bagagem, a experiência antropológica de grupos e culturas- nesse caso sim, largamente oprimidos - para criar um falso senso de validade para seu próprio negócio. Que nunca usou a pluralidade como argumento de venda, uma vez que escolheu hierarquizar a tecnologia dos tecidos. 

Isso valeria também para as posições do bebê, os tipos de amarração, as indicações de uso de cada formato de carregador.  Isso é tokenização.

Transportando esse fenômeno para outras áreas relacionadas do nosso universo, seria como: 

  • Um obstetra que tem taxas de 90% de cesáreas eletivas usar fotos de partos humanizados para decorar o consultório.
  • Uma empresa que fabrica leite artificial usar em uma campanha digital fotos de mulheres amamentando em um protesto, dizendo ser também um aliado da amamentação.
  • Uma corporação que vende bebidas açucaradas ser patrocinadora de um evento esportivo que tem foco na promoção de saúde. 

Como vocês podem ver, a tokenização é um hábito muito normalizado, que serve para "lavar" um comportamento incongruente com o que seria socialmente aceito. Ninguém quer se reconhecer racista. Então usa o amigo de token para limpar a própria barra.

Ninguém quer renegar a pluralidade do carregamento de bebês pelo mundo. Mas quando escolhe tecnocratizar o acesso e a prática dos carregadores, fica numa posição conflitante. E Tokeniza.

Como escapar disso?

O colo é maior que o pano
Nossa prática tem mostrado que os argumentos de venda para o carregamento de bebês não estão e nunca estiveram atrelados ao produto. É claro que bons tecidos, aspectos de segurança, ergonomia e outros dados de qualidade precisam ser observados com muita atenção por quem escolhe transformar o colo e os carregadores em prática profissional. Mas essas questões, quando sobrepostas às finalidades do produto e da prática - vínculo, facilitação da amamentação, emancipação da mulher entre outras - levam ao beco sem saída da incoerência. Na prática do colo e carregadores de bebê enquanto atividade profissional, as finalidades não podem ser apagadas pelos meios.

De olho na apropriação cultural
Temos elaborado muitas reflexões acerca da apropriação cultural do carregamento no pano, na medida que entendemos que nossa prática precisa sempre atribuir valor às culturas, experiências e características de todas as modalidades de carregamento. É só por elas que o colo sobreviveu. Assim, conhecer, divulgar e atribuir valor ao contexto histórico, antropológico e cultural que nos trouxe aqui, inclusive fazendo os recortes de raça que são tão necessários, é de extrema importância. Leia mais aqui sobre apropriação cultural

Mais escuta, menos julgamentos
Não somos a polícia do Sling. Fizemos a escolha de respeitar e acolher as pluralidades dessa prática. Existe uma tendência no trato de mulheres que se tornam mães por parte dos mais variados profissionais, de apagar o universo riquíssimo de conhecimento, intuição e potência que cada pessoa trás consigo. Não compactuamos com a abordagem fragilizante das mulheres e mães, tratando-as como se fossem incapazes. Nosso compromisso é apoiar com escuta antes de querer impor "o nosso jeito" para essa ou aquela mãe, acreditando que está nela a possibilidade de descobrir seu jeito de maternar.

Há espaço para todos
Na gana de competir por nichos de mercado é que surgem essas vontades de ser superior, ser melhor, tomar a frente e por fim: oprimir e usar discursos distorcidos sobre o carregamento de bebês no pano. O risco de ser preconceituoso, cair na apropriação das culturas e tokenizar a maternidade alheia é mais alto quando você entra no modo "competição". Somos partidários da cultura da abundância, entendemos que há espaço para todos e fazemos nosso trabalho dentro das balizas técnicas e éticas. Não nos comparamos com outras marcas. Foco no trabalho dia a dia, o sucesso é resultado.

Revisão, Reflexão, Sempre
A Sampa Sling permanece em constante processo de mudança. Tanto do ponto de vista da melhoria dos produtos, quanto das práticas. Tanto no atendimento para os clientes como da nossa missão e propósito. Não existem argumentos ou regras que tenhamos criado que não possam ser revistos se isso significar mudança para melhor. Nosso compromisso está sempre em fazer o bem, para um grupo cada vez maior de pessoas e com foco no aumento de benefícios para todos os envolvidos.